segunda-feira, 10 de outubro de 2011

" Vulcão submarino entra em erupção perto das Canárias "

 A erupção vulcânica ocorre a cerca de 5 km da ilha, a uma profundidade de mais de 500 m. Foto: AFPUma erupção vulcânica submarina foi registrada a uma distância de 5 km da ilha Hierro (arquipélago espanhol das Canárias), mas "não vai atingir a ilha", afirmaram nesta segunda-feira especialistas e autoridades locais.
"Nesta noite, sensores na ilha registraram o início de um processo de erupção", declarou à AFP Alicia Garcia, que pertence a uma equipe de vulcanólogos que monitora a região. "Não há uma manifestação visível,
apenas detectável por instrumentos, em razão da profundidade do local de erupção", explicou.
"O que ainda não sabemos até o momento, é se ele só liberou gás ou se já liberou magma", afirmou o chefe da administração da ilha Hierro, Alpidio Armas.
A erupção "não será sentida na ilha. Ela está a 5 km e a uma profundidade de 600 - 1.200 metros. Segundo nossos cálculos, tudo o que acontece a mais de 600 metros de profundidade não pode sair", acrescentou.
Localizado no Atlântico sobre um vulcão submarino antigo, a pequena ilha espanhola de Hierro sofre há quase três meses tremores múltiplos que preocupam os vulcanólogos, que temem uma erupção na ilha.
A erupção foi registrada dois dias após um terremoto de magnitude 4,3 na escala Richter, o mais forte entre os 9.000 registrados na área nas últimas semanas. As ilhas Canárias não sofreram com nenhuma erupção desde a de Teneguia, na ilha de La Palma em 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário