domingo, 20 de fevereiro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS 7

TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER ENVIADAS AO ENDEREÇO : apalexandrenasc@hotmail.com 

    Carlos disse:
" Deus diz que se Adão comer da árvore da ciência do bem e do mal, ele morrerá. Mas tarde Adão come da fruta proibida (Gn 3:6) e vive durante 930 anos (5:5). 2:17 ?  "
    Resposta: Existem três tipos de morte relatadas nas escrituras :
1° Morte física: O corpo sem a alma para pela transformação química -dissolução- voltando ao pó da terra. Ec 12:1-7
2° Morte espiritual: O homem perde sua comunhão com Deus. Em outras palavras morre espiritualmente perdendo contato com a vida de Deus. Ef 2:1,5
3° Morte eterna: Pela desobediência constante em vida o homem perderá sua oportunidade de vida eterna, tendo como justa retribuição de Deus a separação eterna no lago de fogo e enxofre. Jd : 12,13 Ap : 20: 11-15
    A palavra de Deus cumpriu-se literalmente na vida de Adão e Eva.  Primeiro, eles morreram espiritualmente, prova disso foi a consciência pesarosa do casal , que por transgredirem tiveram vergonha de se encontrarem com Deus e esconderam-se: Gn3:8; isto se engloba na segunda morte explicada acima.
    Já mortos em seus pecados, recebem de Deus a sentença da morte física, citada em Gn 3:19. Note que a primeira sentença é diferente da segunda. Primeiro Deus disse que eles morreriam(Gn 3:3) , depois sim em Gn 3:19, diz que  passariam pelo processo de morte física na qual se cumpriu literalmente em Gn 5:5

   Carlos disse: Como castigo pela morte de Abel, Deus diz que Caim será "fugitivo e errante." Um pouco mais a frente, nos versos 16 e 17 Caim se estabelece, se casa, tem um filho e constrói uma cidade. Isto não é atitude que se esperaria de um fugitivo e errante. 4:12
   Resposta: Por que isto não é uma atitude que se esperaria de um fugitivo e errante? Uma pessoa que foge da policia nunca mais poderá constituir uma família?
    Caim entendeu muito bem a sentença dada por Deus a ele. Notamos isso pela sua resposta ao Senhor Deus: " Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará." vs 14 de Gn 4.
    Fica patente que Caim viveria escondendo-se da face de Deus e não dos homens. Por isso recebeu uma marca que o preservaria vivo por onde quer que se estabelecesse.
    Em 500 anos o Brasil cresceu tanto em população que chega hoje a beira dos 200 milhões de habitantes. Não houve dificuldade de Caim encontrar alguém, pois em sua época os homens viviam cerca de 9 séculos, tempo suficiente para que ele, vivendo na solidão e errante pela terra, viesse a encontrar habitantes que no futuro haviam descendido de seus pais.

Carlos disse: Deus promete para Abrão e todos os seus descendentes a terra de Canaã. Mas a história e a Bíblia (At 7:5 e Hb 11:13) mostra que a promessa de Deus para Abrão não foi cumprida. 13:15, 15:18, 17:8, 28:13-14
Resposta : A promessa de Deus a Abraão é dupla. No entanto precisamos saber que as promessas de Deus são condicionais. Em At 7:5 Lucas descreve a narração de Estevão a bancada sacerdotal que lhe indagava sobre a sua fé. Então o mesmo lhes dá um resumo histórico do relatos das escrituras.
    A 1° promessa de Deus a Abraão se cumpriu literalmente uma vez que desde sua chegada a Canaã (Gn 13:12)  ali permaneceu até a sua morte, ainda que tenha feito algumas viagens neste período.(Gn 25:8-10).  Estevão em At 7:5 não está se refirindo estritamente a promessa a Abraão, mas sim, a sua descendência, leia o verso 6 do mesmo capítulo. Tal era esta intenção de Estevão que ele explicitamente declara isto no verso 17, dando a se entender que falava de uma promessa futura a Abraão e não imediata. Ainda no mesmo capítulo aprendemos sobre a questão condicional para se receber uma promessa de Deus, pois o verso 39 declara isto.  No entanto a promessa cumpriu-se literalmente na vida dos descendentes de Abraão pois até hoje a nação de Israel está estabelecida em Canaã(O Israel atual).
    Hb 11:13 não é uma referência a uma terra material e sim celestial. Veja: Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. ( Ler até o verso 16)
_________________________________________________________________________________________
Carlos disse: Deus promete fazer os descendentes de Isaque tão numerosos quanto "as estrelas dos céus" que, claro, nunca aconteceu. Os judeus sempre foram uma pequena minoria.
Resposta : O texto  usa de linguagem metafórica. Era uma forma de declarar a grandeza de sua quantidade. Porém não é só descendente de Abraão quem  nasce em Israel e sim todos os que crêem. Veja: "Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão." (Gl 3:7) ; João vê uma multidão enumerável dos que creram em Deus no céu : Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. Ap 7:9,10
_________________________________________________________________________________________
Carlos disse:"E a quarta geração [dos descendentes de Abraão] tornará para cá." Mas, se nós contamos desde Abraão, então o retorno deles aconteceu depois de sete gerações: Abraão, Isaque (21:1-3), Jacó (25:19-26), Levi (35:22-23), Coate (Ex 6:16), Anrão (Ex 6:18) e Moisés (Ex 6:20). 15:16.
Refutação:A revelação se cumpriu literalmente , uma vez que em Gn 50:5-14 declara que eles subiram a Canaã para sepultarem a Jacó. Neste texto vemos claramente a quarta geração de Abraão subir a Canaã( Gn 50:21) ainda que não para se estabelecerem, porém ali permaneceram por 7 dias. Já na questão de se estabelecerem novamente em Canaã deu-se 7 gerações posteriores a Abraão. ( Ex 6:20)
_________________________________________________________________________________________
Carlos disse : Deus renomeia Jacó duas vezes (32:28 e 35:10). Deus diz que Jacó será chamado de Israel daqui em diante, mas a Bíblia continua chamando-o de Jacó (47:28-29). E o próprio Deus o chama de Jacó em 46:2. 32:28, 35:10.
Resposta : Jacó possuía um nome peculiar a sua natureza astuciosa e defraudadora, porém depois de expressar zelo para com Deus recebe outro nome.
   A prova de que não podemos declarar definitivamente uma mudança radical ao nome de Jacó é que o próprio Deus o chamou outras vezes de Jacó. Dando-se ai um parâmetro mais claro de que a mudança do nome de Jacó não era absoluta mas sim transitória. Israel foi um nome que ele recebeu depois de sua nova experiência com Deus, como forma de um nome mais honrado para aquele novo homem no que diz respeito ao seu caráter. Concluo então declarando que, Israel é aquele Jacó do passado, agora transformado pela obediência em Deus.
" Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Ap 2:17)"
____________________________________________________________________________________

Carlos disse : Quanto tempo durou o cativeiro no Egito? Este verso diz 400 anos, mas em Ex 12:40 e Gl 3:17 dizem 430 anos.

 Resposta : Em Gn 15:13 e At 7:6 fala claramente do tempo em que os israelitas sofreriam a escravidão.
   Em Gl 3:17 não vemos uma referência ao tempo de escravidão do povo no Egito e sim o tempo em que a lei foi dada aos mesmos, veja:  " Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. "
   Já em Ex 12:40 vemos que este período de tempo não se refere ao total de anos que foram residentes no Egito, na terra de Gosén. Na realidade, refere-se à duração total de anos que residiram sob o domínio do Egito. Este período de tempo teria começado quando Abraão cruzou o Rio Eufrates e entrou em Canaã e termina com o Êxodo do Egito, sob a liderança de Moisés.


Carlos disse: A tribo de Judá reinará "até que venha Siló", mas o primeiro rei de Israel (Saul) era da tribo de Benjamim (At 13:21), e a maior parte do tempo depois desta profecia não houve nenhum rei. Gn 49:10.

Resposta : O termo Siló significa ( Aquele a quem pertence) não é uma referência ao reinado de Saul e sim ao reinado de Cristo. Jesus é Siló, pois é  a ele a que as profecias apontam. Em Ez 21:27 vemos novamente uma referência a Siló (Aquele a quem pertence) como prova de que a profecia ainda não havia se cumprido por completo por se referir ao futuro. Ap 19:11-16 ;Ap 20:4
   Não nos esqueçamos que Davi é da descendência de Judá e vemos assim a promessa parcialmente cumprida em sua época monárquica. Já  em Jesus Cristo que, também é descendente de Judá ( Ap 5:5 ) vemos a plenitude da profecia vaticinada por Deus.


Carlos disse : Deus promete para os descendentes de Abrão as terras desde o Nilo até o Eufrates. Mas de acordo com At 7:5 e Hb 11:13 a promessa de Deus para Abrão não foi cumprida. Gn15:18

Resposta : Esta promessa ainda não se cumpriu. Ela é considerada como uma profecia escatológica referente a segunda vinda de Cristo e ao Milênio.
   Já falei sobre os textos usados acima( At 7:5 e Hb 11:13 ) e que não têm haver com o não cumprimento da profecia, uma vez que tais textos fazem referência a promessas espirituais que se darão na segunda vinda de Cristo, conforme diz : Sl 2: 1-13 ; Zc 9:10; Ap 19:1-16, e cap 20:4.