quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cerca de 100 toneladas de peixes mortos são encontrados em Paranaguá (PR)

Mortandade chega ao litoral brasileiro, o que está acontecendo?
03/01/2011
      Mortandade misteriosa de peixes no litoral 
  Levantamento feito pela Federação das Colônias de Pescadores do Paraná, em Paranaguá, no litoral do Estado, aponta que pelo menos 100 toneladas de peixes (sardinha, bagre e corvina) já apareceram mortas desde quinta-feira passada no litoral paranaense.
    No domingo, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), colheram amostras para verificar a razão das mortes. O relatório será divulgado hoje.
    O presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Paraná, Edmir Manoel Ferreira, conta que, entre Paranaguá e Guaraqueçaba, pelo menos 2,8 mil pescadores dependem diariamente dos frutos do mar.
    “Na quinta-feira começamos a perceber muito peixe morto. Só uma comunidade chegou a enterrar 15 toneladas. Estamos vivenciando uma situação muito triste no litoral”, relata.
     Além de Paranaguá, Ferreira afirma que os peixes mortos estão começando a aparecer em outras cidades do litoral. “O peixe morto está indo para Antonina, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná. Precisamos de uma solução urgente para isso”, alerta.
    O capitão Edson Oliveira Ávila, coordenador regional da Defesa Civil do Paraná na região, acredita que existem três hipóteses para a morte dos peixes. “Vamos aguardar para saber o que aconteceu, mas as especulações apontam que os peixes podem ter morrido devido um desequilíbrio ambiental, descarte de um barco de pesca ou vazamento de produtos químicos”, diz.
    Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura de Paranaguá informou que a venda de frutos do mar está, por precaução, temporariamente suspensa na região.
    “Não está proibido, mas orientamos que as pessoas não comprem ou consumam esses produtos para evitar qualquer problema. Não existe nenhum indício de que alguém tenha passado mal”, disse Ávila.
    O assunto foi discutido ontem, em uma reunião envolvendo a prefeitura de Paranaguá, IAP, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Defesa Civil do Paraná.
    Questionado, o IAP afirmou que só irá se pronunciar hoje, após ter o resultado do laudo.  As amostras foram encaminhadas para o Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Renda
    Toda a situação preocupa a comunidade de pescadores do litoral paranaense. “Peço para que as autoridades olhem para esses trabalhadores do mar. Não apenas em Paranaguá, mas em todo o nosso Estado. Quando acontece um desastre desse tipo quem sofre é o pescador. Não podemos deixar isso acontecer”, desabafa Ferreira.
Fonte: Paraná Online
=======================================
04/01/2011 – 22h54
Publicidade
JEAN-PHILIP STRUCK
DE CURITIBA
Cerca de 60 toneladas de peixes mortos foram encontrados na baía de Paranaguá, no litoral do Paraná. Segundo a Federação das Colônias de Pescadores de Paranaguá, os peixes mortos começaram a aparecer no dia 30, e desde então o número só aumentou.
A maior parte dos peixes mortos são sardinhas e bagres, achados numa região próxima ao Porto de Paranaguá e à Ilha do Amparo.
Ainda não se sabe a causa das mortes. A Secretaria de Saúde de Paranaguá recomendou que não sejam consumidos peixes pescados no município. O órgão afirma que não registrou casos de pessoas intoxicadas até o momento.
A Capitania dos Portos afirma que não houve nenhum registro de vazamento nos navios que passaram pela região.
O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) disse que pesquisadores do Centro de Estudos do Mar, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), se deslocaram para Paranaguá e coletaram amostras dos peixes. Um laudo sobre as causas deve ser divulgado nos próximos dias.

Um comentário:

  1. Em análises recentes divulgadas pela secretaria de meio ambiente de Paranaguá (maio de 2011), a Secretária Jozaine Baka informou o laudo técnico emitido pela Fundação ANINPA Brasil através do seu Departamento de Análises ambientes e de outros 2 laboratórios oficiais, onde consta todos os componentes quimicos encontrados na Baia de Paranaguá, o que configura a poluição e a efetividade de que a morte dos peixes pode ter sido causada por este vazamento que encontra-se em diligências pela Policia Federal.

    O Laudo foi efetuado por uma instituição do 3o. Setor - FUNDAÇÃO ANINPA BRASIL em seu laboratório próprio de análises ambientais ,conjuntamente com laboratórios de renome no Estado do Paraná e no Brasil, o que garante que o resultado é único, Esta entidade esta propondo o monitoramento ambiental da Baia, em tempo real, pois detém tecnologia e expertise para isso.

    ResponderExcluir