quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 4

TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER ENVIADAS AO ENDEREÇO : apalexandrenasc@hotmail.com 

PERGUNTAS  4 (  Enviada por André)
Temos que guardar os 10 mandamentos ?
O sabado foi liberado ?
Porque obedecer alguns mandamentos e os outros deixarem de lado ?
Você cumpre todos os mandamentos ?
RESPOSTAS 4 :
Temos que guardar os 10 mandamentos?

Os dez mandamentos nada mais foram do que ordenanças dadas a Moisés para formalizar um resumo  do que Ele requer de seu povo.  O povo havia passado 430 anos em escravidão.  Suas tradições se perderam dando lugar a muita confusão egípcia. Deus nada mais fez do que colocar em pauta  o que havia caído no esquecimento do povo.  Após a lei escrita ordenou que os pais  incutissem na cabeça de seus filhos  tais leis (Dt 6:1-26, por favor leia) Deus pactuou com eles para ensiná-los : Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. (Ex 24:12)   Porém, Antes da lei escrita em pedras, já havia a lei oral de Deus( Gn 2:16-17 ; 26:5). Tudo que Deus fez esta debaixo de suas leis.  No entanto, os dez mandamentos  eram um compêndio de cerimoniais.
Jesus interpretou  o espírito( verdadeiro sentido) da lei quando foi interrogado: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mt 22:36-40).  Tal resposta foi perfeita!  veja os 10  mandamentos :
  • UM: ‘Não terás outros deuses diante de mim.’
  • DOIS: ‘Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.’
  • TRÊS: ‘Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.’
  • QUATRO: ‘Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.’
  • CINCO: ‘Honra teu pai e tua mãe.’
  • SEIS: ‘Não matarás.’
  • SETE: ‘Não adulterarás.’
  • OITO: ‘Não furtarás.’
  • NOVE: ‘Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.’
  • DEZ: ‘Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.’

  Note que, do mandamento 1 ao 4  está explícito a questão de que só Deus é digno de adoração. A guarda do sábado era um cerimonial  para a  honra do descanso de Deus ( Ex 31: 16-18 ) . Já dos mandamentos 5 ao 10 são leis direcionadas ao relacionamento interpessoal. Assim sendo, todos eles  se resumem em Amar a Deus e ao teu próximo.
  Porém, não devemos nos esquecer que Deus pactuou  os 10 mandamentos só com o povo de Israel, veja :Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai (Lv 27:34) Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó. (Dt 33:4). Desta forma, quem não é Israelita  está livre do cumprimento cerimonial da lei.  Todavia, a lei moral dos mandamentos continua em vigor.
  Quando amamos, cumprimos os mandamentos; cumprimos a lei moral de Deus. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm 13:8)
   Paulo declarou que, em Cristo Jesus,  as ordenanças da lei ( consideradas barreiras de separação, que geraram inimizade uma vez que só Israel pactuou com Deus) foram  retiradas para fazer, dos demais povos da terra que viviam sem pacto com Deus, um só povo: Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; (Ef 2:19)
   Em suma é isto :  Não guardamos os 10 mandamentos pela prática dos cerimoniais que eles possuiam, pois são sombras das coisas reais futuras, mas devemos guardar a lei real  em sua essência  moral que é o amor!
   Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. (Tg 2:8)

    O SÁBADO FOI LIBERADO?
    A observância do sábado  foi dada somente aos judeus : Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. (Ex 31:13,16).  Não observamos os cerimoniais da lei, pois foram dados somente aos judeus. O sábado , como cerimonial é uma mera sombra do futuro, uma alegoria  do nosso verdadeiro descanço com o Senhor( leia Hb 4:1-11), por isso não seremos julgados por não observá-lo : Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. (Cl 2:16,17) Para Paulo, guardar dias, meses ou anos, é  desprezar a graça que nos livrou dos cerimoniais intermináveis da lei : Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. (Gl 4:10,11)
      Assim sendo, não guardamos o sábado. 

   Porque obedecer alguns mandamentos e os outros deixarem de lado ?
   Como já foi dito, obedecemos ou guardamos somente a lei moral de Deus, pois as leis cerimoniais foram abolidas por Cristo.  Pela fé, estabelecemos o espírito da lei : Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei (Rm 3:31)

    Você cumpre todos os mandamentos ?
  •    Quem não os cumpre não ama a Deus e nem ao próximo  : Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. (1Jo 5:2)
  •     Tais mandamentos não são difíceis(pesados) de serem cumpridos : Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. (1Jo 5:3)
  •     Quem não os guarda não conhece a Deus : E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. (1Jo 2:3)
  •      O fato de eu ter o  Espírito Santo em mim  me torna cumpridor dos mandamentos de Deus pois Ele está em mim,:E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado (1Jo 3:24)

      SOLI DEO GLORIA.

    Pr. Alexandre Nascimento