quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 2

TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER ENVIADAS AO ENDEREÇO : apalexandrenasc@hotmail.com 

PERGUNTA 2 ( Pergunta enviada por João Paulo)
   Eu tenho algumas duvidas que não são poucas.Primeiro é:
-Jesus mandou abrir templos?
-Pra que tantas denominações?
   O irmão Rubens (dono do canal Verdade Oculta) afirma que so no Brasil existem 19 mil denominações, e te pergunto pra que tanta divisão assim. Ja eu não tenho medo em dizer que eu não vi uma denominação que esteja fazendo exatamente o que Cristo e os Apostolos faziam por que se estivessem não estariam aceitando tanta distorção das escrituras, tanta vigarisse em nome de Deus é impressionante a imaginação desses lideres neo petencostais.
   Pergunto ao amado divisão é de Deus? Vou ficar aguardando a resposta do irmão fica com Deus.


RESPOSTA 2:

    Jesus não mandou abrir templos! Mas não reprovou de nos congregarmos em casas, salões, etc. O Espírito Santo, não rejeitou a adoração dos, aproximadamente, 120 discípulos, que se encontravam no grande cenáculo em At 1:13-15. Também não reprovou a reunião de Paulo com os irmãos no cenáculo superior de um prédio em Troade( atual Turquia )descrito em At 20:8,9. Muito menos deixou de se manifestar na vida de Pedro e João que, juntos, subiam sempre ao culto de oração no templo (destruído em 70 D.c.) em At3:1. Na casa de Maria, mãe de João, era celebrado cultos de oração entre os irmãos. E eu poderia colocar dezenas de versículos semelhantes a esses, mas creio já ser o suficiente.
    A questão, amado, não está na localização geográfica, uma vez que aja um verdadeiro sentimento de fé e amor entre os congregados. Dizer que adorar em casas seria  a única forma correta de comunhão e busca pelo Senhor,  é incoerência bíblica e contraditório aos textos acima e, pior ainda: é agir de ma fé interpretativa ao que o Mestre disse: " Onde dois ou três estiverem reunidos, em meu nome,eu estarei no meio deles" Mt18:20. O local não importa desde que seja em espírito e em verdade nossa reunião.
    No tocante as denominações, não seja como o Rubens, generalizador de tudo e de todos.  
   O que se entende por 'denominação' ?  Denominação, nada mais é, do que uma referência dada por uma pessoa ou um grupo de pessoas que compartilham um interesse entre sí.  Desta forma, este blog é uma denominação. O título " CONTAGEM REGRESSIVA " nada mais é  do que um nome de referência  deste blog, e, sem  tal nome(denominação) não seria possível minha manifestação de idéias ou compartilhamento de posições , sejam elas de que espécie ou tema. Qualquer site possui  uma denominação. Até mesmo cada um de nós têm um nome.  Não é pecado  denominar algo para ser usado como referência. Um exemplo :  O canal verdade oculta,  é uma igreja virtual denominacional. Pessoas acessam o canal ao mesmo tempo, concordam ou discordam ao mesmo tempo, decidem  certas coisas ao mesmo tempo, ouvem as pregaçõies do Rubens ao mesmo tempo, e muitos dizem amém ao mesmo tempo, e até ofertam dinheiro para tal 'obra'  ao mesmo tempo . Certamente, isto só é possível por que possui uma denominação!  E neste canal, como em qualquer  outro site, denominação cristã, ou estabelecimento, ocorre as mesmas coisas : palavras, reflexões, compartilhar de opinões, ainda é claro, que sem o calor humano, porém  não deixa de ser uma denominação virtual. Agora eu lhe pergunto : Você conhece todas as denominações existentes no Brasil para dizer que ninguém obedece a Cristo? Ora, não aceito distorções, e, acredito eu, nossa congregação, têm vivido a pureza do evangelho. Duvida disto? Visite-nos. Conheça nosso trabalho social evangelístico mundial. Viaje conosco até ao Haiti, ou a Angola, ou a Bolívia, Peru, Colômbia, Bahia, etc..., ou no morro em que trabalhamos diariamente, e prove se a obra é de Deus ou dos homens. Assim como nós, muitos outros fazem a obra de Deus, pode ter certeza. A onde presido como pastor, não possui placa ( se possuisse em nada me constrangeria em referí-la) , ainda que tenha CNPJ perante o país. Nos reunimos na Associação Àgape de Assistência Social ( entidade pertencente a nossa congregação) e também nos reunimos nos lares, em praças públicas, ao relento, etc...
    Em apocalipse vemos claramente que, cada congregação, possuía uma denominação localizada. Igreja de Éfeso, Igreja de Esmirna, Igreja de Pergamo, Igreja de Sardes, Igreja de Filadélfia, Igreja de Tiatíra, e Igreja de Laudiceía. Não possuíam placas em si, mas possuíam endereço, pois João deveria enviar cartas às tais. Um dos versos diz: “ João, às sete igrejas que estão na Ásia...”(Ap 1:4) Fica patente , pelo texto, que a ordem foi dada no plural : “às 7 igrejas” , caso o Ap. João fosse contrário a questão geográfica denominacional ele teria dito : “A igreja que está em toda a Ásia.” e, isto, está claro no contexto, pois foi o Senhor quem lhe ordenará tal obra( Ap 1:11,20). Também engloba a questão de que somos sujeitos aos governos por ordem divina 1Pd 2:13-15. Reunir-se em grandes quantidades sem qualquer infra-estrutura ou alvará de funcionamento local é crime. Precisamos nos organizar de acordo com a lei  para tais reuniões.
     Paulo não tinha preconceito sobre a questão  de nos unirmos, onde quer que seja, desde que com sinceridade, para  buscarmos a Deus e afirmou certa vez : “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.” (1Tm 2:8) A expressão “em todo o lugar”  é bastante sugestiva, não é verdade?

  Na questão do assunto “divisão” é óbvio que Deus é contrario e, por isso, nos chama a nos unirmos. Tal união não deve estagnar, mas crescer, pois o Senhor  trabalha pelo crescimento numérico e espiritual da sua igreja, como esta descrito no livro de Atos : “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar(At 2:47). Certamente, todo grupo de irmãos que buscam a Deus e pregam o evangelho, verão o crescimento gradativo de pessoas. Agora sou eu quem pergunto: O que faremos quando a multidão ultrapassar as centenas? Iremos despedi-las ou buscaremos alternativas para congregarmos da melhor forma possível? Digo, sem medo, que o salão da AAAS onde nos reunimos, é como uma casa grande, onde todos somos irmãos, e filhos de um mesmo Pai.
   Fica para todos nós, como reflexão,  a expressão do salmista quando disse :  Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. (Sl 133:1)
Paz,
pr. Alexandre Nascimento