sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER ENVIADAS AO ENDEREÇO : apalexandrenasc@hotmail.com

Pergunta 01: Paz, Pastor! A respeito da fé, esperança e o amor, lhe pergunto:
As pessoas que não temem a Deus, elas tem esses atributos ? Penso que por sermos a imagem e semelhança de Deus, mesmo que bem guardado lá dentro do seu intimo  possuem, só não praticam no sentido real de Deus, e outra coisa, as pessoas que morrem e vão para o inferno, nelas permanecem esses atributos também? Quando Paulo diz que permanecem esses três, podemos envolver pessoas nessas condições?   Responda quando puder ok! Tatiana e Diogo.
Resposta 01:
Paz, Tatiana e Diogo!

   Partindo do princípio que tais elementos(frutos) são originados do Espírito Santo, não pode ser encontrado em pessoas que não temem a Deus(carnais).  Jesus disse : Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. (Mt 7: 16-19) A resposta a pergunta feita no verso 16 é óbvia: Não! Uma indagação semelhante a esta seria : Pode um homem carnal produzir frutos do Espírito Santo? Não! Mas, por que não?  Porque  os frutos só podem ser produzidos  na vida de quem têm Cristo como Senhor, e isto foi o próprio Cristo quem disse: Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.  (Jo 15:4). Precisamos entender que, tais frutos não são originalmente humanos, pois são gerados em Deus. Quando o homem foi criado, ele foi  criado reto, perfeito( Ec 7:29), em outras palavras, ele foi gerado pelo Espírito Santo( Jó 33:4), e por isso, antes da queda, era perfeitamente natural que os frutos do Espírito, nele se manifestasse. Note que, todos os atos bons(frutos e dons) declarados nas escrituras, nada mais são do que manifestações do Espírito de Deus e não dos homens: Sabedoria ( Ex 28:3, 31:3; Dt 34:9; Ec 2:26; Is 11:2;Ef 1:17) Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento? (Jó 38:36) em contrapartida Tiago disse existir dois tipos de sabedoria : Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. (Tg 3:15) Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tg 3:17) Se a 'sabedoria' vem do alto, então , não vem do homem , mas de Deus, todavia, quando procede do homem , é animal e diabólica. Santidade ( Ez 36:27; Ef 4:24 ) Dons ( 1 Cor 12 :4-11; Hb 2 :4) , etc . Após o pecado, o homem perdeu os frutos do Espírito ( Deus se retirou dele) agindo  com maldade continuamente, " como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." (Rm 3:10-12) . Paulo disse que um homem sem o Espírito Santo é carnal e, por isso,  não pertence a Deus : Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Rm 8:9). Como seria possível residir em um homem algum fruto do Espírito se o tal não pertence a Ele, ou não o possui? Seria , praticamente , uma contradição, encontrarmos um fruto do Espírito em um rebelde. Satanás era um anjo e, certamente, possuia os frutos do Espírito, após sua queda, obviamente, não é mais possível encontrar nele, qualquer resquício dos dons do Espírito, vocês concordam?
     Mas, talvez vocês me perguntem : E a imagem e semelhança de Deus em nós, foi perdida? A resposta é não!  Nada têm a ver sermos imagem e semelhança de Deus e possuirmos os frutos do Espirito de Deus, entendem? A imagem de Deus em nós é, resumidamente falando, a auto-consciência e seus atributos : INTELECTO, SENSIBILIDADE E VONTADE.  Temos ciência de que existimos, e isto é o fator fundamental de que recebemos a vida de Deus em nós ( Se vivemos , então somos resultado (efeito) da Vida Eterna ( Deus, não só causador da vida, mas a causa incausável de todo o bem existente). Também é necessário os atributos da auto-consciência, uma vez que precisamos da VONTADE para nos inclinarmos aos apelos divinos. Desta forma, mesmo tendo ciência  de todas as coisas, nosso intelecto pode estar dominado pelo pecado, e isto, faz de nós, seres carnais, que se inclinam para o pecado voluntariamente pela própria VONTADE( Rm 8:5-8). É necessário que o homem nunca perca a auto-consciência, pois, só assim, poderá ser julgado pelos seus pecados, uma vez que terá ciência , diante do tribunal divino, de que, voluntariamente,  quebrou os mandamentos do Senhor. Em suma, tirar de nós, toda a imagem de Deus, seria, fatalmente, sermos aniquilados em essência, e isto seria anti-bíblico, uma vez que não existe aniquilamento da alma pois todos fomos  criados  eternos .  Assim sendo, se há algo essencialmente bom em nós, é mero reflexo do Divino e nada mais.

Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. (1Jo 4:9)
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém (Rm 11:36)
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1Co 8:6)
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Cl 1:17)

    Deus os abençoe!

pr. Alexandre Nascimento